O Google Analytics é uma ferramenta muito importante para diversas áreas do marketing e contar com ela como sua aliada ajuda a definir estratégias com base em dados — o que é essencial para atingir bons resultados.
Leia o artigo para saber porque é que você precisa do Analytics e quais são as áreas que mais se beneficiam com os insights gerados pela plataforma.
Por que você precisa do Google Analytics?
De acordo com uma análise realizada em outubro de 2022 pelo Marketing Charts, o uso das métricas de marketing para o auxílio na tomada de decisões cresceu muito nos últimos dois anos. Isso mostra o quanto as empresas têm utilizado cada vez mais plataformas como o Google Analytics para embasar suas estratégias.
Tomar decisões com base em dados é uma forma muito mais segura de trabalhar, porque você para de dar tiros no escuro e começa a avaliar a situação de maneira muito mais estratégica para propor o melhor caminho para dar os próximos passos — o que também é comprovado pela pesquisa.
De acordo com os dados coletados, as empresas que passaram a utilizar o Analytics detectaram um crescimento de até 36% nos resultados alcançados.
Como o Analytics impacta nas diferentes áreas do marketing
Ainda de acordo com a pesquisa do Marketing Charts, essas são as principais áreas beneficiadas pelos dados do analytics:
Experiência do usuário e mapeamento da jornada de compra
A área que mais tem buscado o auxílio do Analytics para mapear suas estratégias é a de experiência do usuário. Isso acontece porque não apenas o uso de uma página, mas o mapeamento de todo o caminho que a pessoa percorre desde quando chega no site até a conversão trazem insights valiosos de como melhorar as estratégias para gerar cada vez mais vendas.
Com base no acompanhamento atento dos dados obtidos das visitas ao site é possível entender, por exemplo, em qual momento grande parte das pessoas desistem de evoluir para a conversão e buscar uma solução que resolva especificamente esse obstáculo na jornada do usuário.
E-mail marketing
Quais são os e-mails que as pessoas mais abrem? E quais elas menos abrem? O que existe em comum em cada um deles? O Analytics ajuda a descobrir, e por isso a ferramenta é tão utilizada pela área de e-mail marketing.
Por meio da análise dos dados é possível entender o que está chamando mais ou menos atenção na caixa de entrada dos usuários cadastrados no seu mailing e definir, a partir daí, quais são as estratégias mais interessantes para seguir.
Personalização
A área de personalização, por sua vez, está relacionada às partes da página de um site que entregam conteúdos diferentes para os usuários dependendo de como eles chegaram até ali ou até mesmo da região do país em que estão.
A personalização tem grande capacidade de aumentar as conversões, já que uma página que conversa mais diretamente com seu usuário traz as pessoas mais para perto e oferecem oportunidades mais “tentadoras”. Dois exemplos são a oferta de frete grátis para uma cidade específica ou a propaganda de produtos que tenham mais a ver com o usuário.
Nesse caso, o Analytics também é fundamental para trazer esses insights relacionados ao perfil de usuários que mais visitam o seu site para que, dentre eles, seja possível pensar nas possibilidades de personalização.
Além dessas três áreas citadas, o GA é muito utilizado também para auxiliar:
- desenvolvimento de produtos e serviços;
- tráfego pago;
- previsão de resultados e performance;
- marketing omnichannel.
Para entender mais sobre como a plataforma pode fazer a diferença no trabalho de cada uma delas, assista ao vídeo completo no canal do Mestre Academy:
02
E se você se interessou pelo assunto, saiba que existe muito mais a aprender sobre o Google Analytics e você pode ter acesso a esse e muitos outros conteúdos sobre o mundo do marketing por um só preço e um só lugar, assinando o Mestre Academy Pro!
Para ter uma provinha de tudo o que a plataforma entrega, confira mais informações a respeito do curso Analytics Mestre!