Algumas métricas do Google Analytics são essenciais para você acompanhar. Às vezes não dá tempo de verificar todas as funções e dados que a ferramenta disponibiliza, mas alguns grupos de informações são realmente fundamentais, especialmente para o desenvolvimento de relatórios e para apresentar para lideranças.
Neste artigo, você vai conhecer as três principais métricas que deve manter no GA. Confira!
Em quais métricas do Google Analytics você deve focar?
O Google Analytics é uma das ferramentas de marketing digital mais importantes para coletar dados sobre o alcance online de uma empresa. Seja em relação ao tráfego no site, comportamento do público que visita as páginas, canais de origem do lead, etc.
Dessa forma, veja a seguir quais elementos são os mais importantes de analisar para melhorar os resultados.
1. Usuários
O primeiro grupo de métricas do Google Analytics que devemos acompanhar é a quantidade de usuários que visitam o site. Em termos de crescimento do negócio, quanto mais visitantes ao longo do tempo, melhor. Afinal, significa mais acessos e que seus trabalhos em torno das páginas estão evoluindo.
Seja de mídia paga, orgânica ou quaisquer que sejam os canais de aquisição de lead para o site, se houver aumento no volume de usuários é porque realmente as estratégias estão fluindo bem.
E se você quer aprofundar um pouco mais a visão sobre os resultados, precisa avaliar também a quantidade de sessões, de visualizações de página e a taxa de quantos usuários são novos e quantos estão retornando e voltam constantemente.
2. Engajamento
As métricas do Google Analytics universal — que em breve deixará de funcionar — relacionadas à engajamento são ligadas à taxa de rejeição do site, ou seja, o quanto as pessoas entram na página e vão embora sem fazer mais nenhuma ação. Avalie por grupos, para saber a rejeição de cada link do site, pois cada uma delas pode ter um comportamento diferente.
Já no Google Analytics 4, é possível analisar os resultados de usuários e visitas engajadas, portanto essa qualificação apresenta dados relacionados a quanto as pessoas navegaram um pouco mais no site, usaram o site de alguma forma. Ou seja, é uma métrica de qualidade em torno do crescimento ou queda de usuários.
Seja qual for a versão de GA que utilize, existem outras informações complementares para avaliar. Por exemplo, se há vídeos no site, é possível monitorar se as pessoas estão clicando para assistir, se veem o conteúdo inteiro ou só pela metade, dá para o uso de vídeos com o número de conversões e engajamento.
Para aprender a fazer o monitoramento correto de resultados de vídeos, assine o Mestre Academy Pro, pois lá tem aulas ensinando o passo a passo para você monitorar vídeos dentro de sites.
3. Conversões
O terceiro agrupamento de métricas do Google Analytics que você deve acompanhar é o de conversões. Geralmente os principais pontos analisados são:
- vendas;
- solicitação de orçamento;
- solicitação de contato;
- assinatura;
- cadastro;
- entre outros.
Com esses três indicadores — usuários, engajamento e conversões — você tem aí os indicadores que mostram se o seu site está crescendo e se as estratégias estão fluindo.
Assista o vídeo do canal do Mestre Academy para saber mais detalhes sobre esses três fatores:
Assine o Mestre Academy Pro para aprender mais sobre métricas, GA, entre diversos outros assuntos do marketing digital!