O que é Persona?
Também chamado de Buyer Persona, a Persona é a representação de 1 perfil de possíveis clientes que compõe todo o público-alvo de um produto ou serviço.
Cada produto (ou serviço) pode alcançar diferentes tipos de pessoas por diferentes necessidades ou necessidades em partes similares, fazendo com que possam existir diferentes personas para o respectivo produto (serviço).
Programas de exercícios (atividade física), por exemplo, podem tanto se direcionar a quem quer perder peso e entrar em forma (melhorar a saúde), quanto a quem quer alcançar um nível ainda mais alto, competitivo.
Cursos, que podem ter alunos iniciantes, em busca de começar a aprender, ou profissionais já experientes buscando aumentar ou reciclar o conhecimento.
Mesmo em produtos na linha bens de consumo também podem ter diferentes personas e interesses. Pessoas que querem um notebook ou smartphone para lazer, ou para trabalho, vão valorizar diferentes aspectos do produto e vão ter diferentes necessidades.
Essas diferentes necessidades geralmente modelam diferentes pessoas: mais jovens, mais experientes, com uma situação estável, em busca de estabilidade e por aí vai.
Enquanto as pessoas em todas as diferentes condições de interesse se unem para o conjunto completo de público-alvo, cada diferente interesse acaba por separar 1 persona das demais pessoas (e personas) no conjunto do público-alvo.
Assim, a persona é um subconjunto de pessoas do total de público-alvo que tenham características similares e, desenhar essas personas é fundamental para aprimorar a qualidade e efetividade das ações de marketing digital.
Por que definir a Persona do negócio?
A resposta está clara no parágrafo anterior: o entendimento de cada persona é vital exatamente por propiciar a descoberta de suas necessidades com o produto. Por consequência, toda a comunicação se torna muito mais eficiente nas páginas de venda, vídeos de venda e mesmo emails de venda.
Essa é uma chave para conseguir alta performance: Que a mensagem nas ações de marketing esteja alinhada com os interesses específicos da persona que vai receber tal mensagem.
O meu curso de Analytics, por exemplo, atende iniciantes e avançados, pessoas que querem aprender monitoramento de ecommerce, ou otimização de campanhas pagas. O curso abrange esses quesitos e outros mais.
Porém, informar tudo de uma vez pode não ser eficiente, especialmente se tratando de espaços curtos de comunicação como 1 linha de assunto de email, algumas dezenas de caracteres de um texto de anúncio ou imagem.
Ao segmentar esses interesses específicos de persona e falar exclusivamente sobre eles com a persona, a jornada de conversão fica otimizada, e os resultados sobem.
Como definir a Persona?
O caminho mais prático para entender as personas é exatamente ouvir o público-alvo. As pessoas, através das dúvidas que manifestam, estão contando para você quais dificuldades querem superar, quais vontades querem realizar.
As perguntas sobre o produto/negócio, sobre o resultado, a forma como expressam suas preocupações são compartilhadas por outras pessoas que definem, portanto, uma persona do negócio.
Os canais de atendimento ao cliente, ou prospect (lead, possível futuro cliente), são ótima fonte de informações para a persona. Ativamente, você pode realizar pesquisas com clientes ou base de contatos, para descobrir essas características.
Observar grupos de Facebook, reviews de produto e afins também são fontes de inteligência para a criação da persona, além dos próprios dados do Google Analytics.
Com certeza você tem material em mão para conseguir desenvolver as personas e superar os resultados que precisa alcançar.
De toda forma, se você ainda quiser ou precisar de um guia completo, desde o desenvolvimento de persona, até a criação de proposta de venda de alta conversão, considere assinar o Mestre Academy Pro e conferir por lá o curso Copywriting Mestre, além dos demais cursos, para você subir o nível das suas ações de marketing digital.