rel=”noopener” x SEO
O código HTML de uma página tem importância central para SEO e, naturalmente, as mudanças que acontecem nessa área sempre levantam dúvidas em relação à consequências para SEO.
Quando a estilização com tags div e CSS chegou, muito foi explorado para SEO, inclusive muito foi utilizado para spam, como esconder texto com o estilo CSS hidden, ou o uso de texto e fundo em mesma cor.
Também a introdução do nofollow, que teve foco direto em SEO, foi bastante impactante.
Primeiro, com os esforços em técnicas como o Pagerank Sculpting ou Siloing; depois, com explicações maiores do Google sobre como o nofollow realmente funciona, mais mudanças para SEO.
Outras evoluções não direcionadas (exclusivamente) à SEO colocaram a preocupação nos resultados novamente. Assim foi com o HTML 5.
Ele trouxe novas tags, como a section, que do ponto de vista do HTML e estruturação de código valida o uso de várias tags h1 na mesma página, mas não necessariamente é o melhor para SEO.
Outra evolução estrutural relevante foi a entrada do AMP HTML. Este também introduziu um conjunto de tags específicas e, como um todo, ele é altamente relevante para SEO.
Em mudanças que permanecem longe dos holofotes, mas merecem atenção, vem a meta tag DNS prefetch. Essa meta tag tem um efeito sutil, mas bastante favorável para a experiência do usuário no site.
E neste conjunto de mudanças sutis e favoráveis é que se enquadra o valor noopener do atributo rel da tag de link, a tag <a>, que ganha a forma:
<a rel="noopener" href="...">link</a>
Como o atributo rel praticamente só é usado (e lembrado) por conta do nofollow, muitas vezes o noopener é confundido com o nofollow, mas estes 2 valores são bem diferentes e você aprende as diferenças e como o rel=”noopener” funciona neste vídeo exclusivo para Assinantes da Academia de Marketing Digital.
Clique, assine e assista o vídeo!