SEO e Análise de Concorrentes
Ao fazer SEO, geralmente o foco das ações fica no próprio site, fazendo a otimização dele em extensão, tanto em fatores on-page, quanto em fatores off-page, o link building.
Em tempos recentes, no que tangem otimizações on-page, o grande foco tem sido o SEO Mobile, principalmente com a entrada do Mobile-first Indexing, coroando as mudanças sobre a importância da velocidade de carregamento e outros elementos ligado à dispositivos móveis.
Do outro lado, há mais tempo, o desenvolvimento de link building ficou bastante ligado à produção de conteúdo, compondo o marketing de conteúdo como um todo.
E em cada uma dessas partes, um componente fundamental está no entendimento de como os concorrentes estão se desenvolvendo e possíveis pontos onde eles possam estar “fugindo do controle.”
Análise de Concorrentes
De partida, é bastante prático fazer a análise do site de concorrentes diretamente, navegando por cada site, visualizando código fonte, renderização em smartphone e qualidade de conteúdo.
Exceto pela percepção de qualidade de conteúdo, elementos técnicos podem ser mais rapidamente avaliados com o uso de ferramentas de SEO.
Diversas opções existem e uma das mais populares, com um grande kit de recursos diferentes, é a SEM Rush. Além de cobrir utilidades para SEO, ela também tem seu uso para ações com o Google Ads.
SEM Rush: Ferramentas de SEO
Além de ferramentas tradicionais para realizar auditoria técnica em um site e monitorar rankings, a SEM Rush tem uma gigante base de dados sobre os resultados de busca no Google.
Especificamente, quais sites aparecem em uma pesquisa, bem como, em quais pesquisas um determinado site aparece.
Nesta última alternativa é onde aparece uma das ferramentas mais importantes para você conseguir analisar concorrentes e já sair diretamente com um kit de ações para diminuir a diferença e ocupar mais espaço nos resultados de busca.
Veja neste vídeo exclusivo para assinantes da Academia de Marketing Digital como usar a SEM Rush para identificar os pontos de vantagem de concorrentes nos rankings do Google e o que fazer para iniciar a virada de jogo: