Migração de URLs x SEO
No desenvolvimento de SEO é comum ter que lidar em algum momento com uma migração de URLs, seja para passar todo o site para operar no protocolo HTTPS, ou os casos mais comuns de troca de domínio, ou mudança de arquitetura de URLs.
A troca de HTTP para HTTPS ficou mais comum a partir de quando o Google anunciou que isso poderia favorecer os usuários e, portanto, rankings de sites operando no protocolo.
A mudança de domínio acontece menos vezes na vida de uma propriedade web, mas é uma mudança perigosa para o futuro de um site no Google, se não for feita com qualidade.
Por fim, a mudança de arquitetura pode ser mais comum, para reorganizar o site. Às vezes é em virtude da separação em subdomínios; por vezes é uma nova leitura da usabilidade e navegação no site para reestruturar como tudo deve ficar.
O fim das contas é que isso acaba resultando em uma troca de URLs em alto volume e, tal como nos casos anteriores, precisa ser executada com perfeição para não balançar os resultados no Google.
A maioria dos profissionais se planeja simplesmente para usar redirecionamentos 301, que é fundamental, mas é apenas 1 parte do processo.
Para conferir tudo que você precisa fazer para não perder rankings na migração, assista ao vídeo exclusivo para Assinantes da Academia de Marketing Digital.