X

Conheça os Fatores Chave na Produção de Conteúdo Para Blogs!

Conheça os Fatores Chave na Produção de Conteúdo Para Blogs!

A produção de conteúdo para blogs é uma ótima tática para aparecer no Google e contribuir com artigos relevantes para a internet. Segundo um levantamento feito pelo Hosting Tribunal, mais de 600 milhões dos sites que existem na internet são web blogs.

Um canal bastante efetivo e que traz tráfego para os sites que o aderem, os conteúdos postados em blog são construídos com o intuito de levar informação e agregar ainda seu endereço eletrônico. Além disso, é uma boa forma de trazer novas pessoas para o universo da sua empresa – seja por conta de um blogpost falando sobre seus produtos ou segmentos.

Por isso, neste artigo, você vai aprender quais são os fatores chave para que a sua produção de conteúdo seja efetiva. Confira!

Fatores chave na produção de conteúdo para blogs

Como já mencionado, os blogs funcionam como a porta de entrada para algumas pessoas conhecerem a sua marca. Alimentando o público-alvo com conteúdo relevante, você consegue se aproximar mais dele.

Para dar mais relevância à produção de conteúdo para blogs, devem ser levados em consideração os seguintes fatores:

1.Formatos de conteúdo

Entender qual é o formato que melhor funciona com o seu público é um passo muito importante dentro da produção. Segundo um estudo feito pela Statista – empresa responsável por análise de dados do mercado e comportamento dos consumidores – existem três tipos de conteúdo que mais chamam  a atenção dos leitores de blog:

  • tutoriais – os artigos desenvolvidos nesse formato lideram a lista de conteúdos que mais chamam atenção. Esses textos que ensinam o leitor a fazer algo que tenha a ver com seu nicho vão te dar uma boa visibilidade;
  • notícias e tendências – as novidades do mercado também entram na lista de conteúdos de blog que mais alcançam leitores. Para produzir esse tipo de artigo, é preciso estar atento ao mercado dentro do seu segmento e traduzi-los para um formato mais leve para blogpost;
  • DYI (Do It Yourself) ou e-books – por fim, os e-books e conteúdos de “faça você mesmo” – que são bem parecidos com os tutoriais –  são bem vistos pelos leitores de blog, uma vez que se trata de algo um pouco mais elaborado e aprofundado.

2. Atente-se ao tamanho dos artigos

Pode não parecer, mas existe um tamanho ideal de blogpost que você deve seguir para ter sucesso. 

Um estudo feito pelo Medium – uma plataforma híbrida online para publicação de jornalismo social –, baseado no tempo de leitura das pessoas, identificou que os artigos com tempo máximo de sete minutos para leitura são os que mais engajam entre os leitores.

Certo, mas em palavras quanto isso significa?

Considerando que o ser humano consegue ler cerca de 250 termos por minutos, um artigo de blog de até 1400 palavras é mais que suficiente para engajar o leitor com seu blog. Textos com muito mais que isso podem fazer o público perder o interesse.

É claro que não existe uma regra para a produção de conteúdo para blogs, porém, é interessante que você se atente a esse ponto. Além disso, é fundamental levar em consideração a finalidade do conteúdo também.

Pode ser que um conteúdo menor responda todas as questões que o título propõe. Essa ideia fica de orientação e não de diretriz para seus conteúdos.

3. Divulgue seus conteúdos nas redes sociais

Por fim, é preciso fazer a divulgação dos conteúdos produzidos em seu blog nas redes sociais. Relacionar as plataformas digitais com seus conteúdos ajudará no fator de tráfego e até ranqueamento no Google, já que você estará aumentando a sua autoridade naquela rede social.

Por que produzir conteúdo para blog?

A produção de conteúdo para blogs não é apenas uma forma de manter o seu site atualizado. Ela também funciona bem como uma forma de prospectar novos leitores para dentro do seu universo por meio de conteúdo, o que pode agregar ainda mais valor ao seu negócio – mostrando como vocês são especialistas e detém autoridade sobre o nicho.

Além de dominar as técnicas de produção, é fundamental fazer a análise de performance para entender qual é aquele que melhor tem performado e respondido as questões do público. Para isso, confira nosso artigo sobre a avaliação do marketing de conteúdo!

Ajude a levar para mais pessoas, compartilhe:
Frank Marcel:
Related Post