Quais são os principais elementos que geram maior resultado no marketing de conteúdo? Um estudo da SEMrush, realizado em 2021 com mais de 1500 profissionais da área — e que analisou milhares de conteúdos —, chegou à conclusão de que a maioria das empresas que alcançaram ótimos números no segmento definiram, antes, uma estratégia.
O planejamento e documentação dos processos é fundamental para isso, bem como a mensuração de dados. No artigo de hoje, vamos apresentar esses e outros pontos que contribuem para o sucesso de um projeto relacionado a conteúdo.
Continue lendo para saber mais!
Quais elementos geram resultado no marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é vital para desenvolver boas estratégias de Inbound Marketing e gerar mais leads, oportunidades e conversões. Mas o que é preciso fazer para ter sucesso na área? Como produzir conteúdo de uma forma que realmente atraia o público e gere resultados para as empresas?
Veja abaixo os quatro pilares para atingir esse objetivo!
1. Estratégia documentada
De acordo a pesquisa da SEMrush, 78% das companhias que obtiveram sucesso em 2021 por meio do marketing de conteúdo tinham estratégias muito bem documentadas. Pensando em longo prazo, isso é ainda mais imprescindível, pois cada pessoa envolvida — incluindo quem acabou de entrar no projeto — vai saber como deve ser a estratégia de conteúdo.
Com todas as informações de como o projeto foi definido, desenhado e como ele deve seguir, é possível atingir o sucesso mais facilmente. Além disso, esse documento precisa ser de fácil acesso para aqueles que acompanham a estratégia. Assim, eles podem observar e desenvolver ações em cima dela.
2. Auditoria periódica de conteúdo
É muito comum empresas produzirem conteúdos novos para blog, Youtube e redes sociais em geral e simplesmente esquecerem dos materiais já existentes. Prestar atenção e voltar ao que já foi produzido, ou seja, fazer uma auditoria e avaliar o que já foi escrito, especialmente em relação a sites e conteúdos já publicados em blog.
Dessa forma, é possível compreender quais textos precisam de atualização, quais não estão ranqueando de jeito nenhum, aqueles que estão bem posicionados e o que mais pode ser feito para melhorá-los, como:
- criar um artigo novo a partir dele;
- adicionar informações;
- aproveitar que já é um conteúdo que já é bem produzido e posicionado para criar um e-book, por exemplo;
- inserir formulários de cadastro para a captura de leads;
- entre outros.
Revisar e retirar os conteúdos que não estão funcionando e rodando bem, também é importante. Tire ele do site, redirecione ou agrupe para outro parecido que seja melhor. Essa auditoria dos conteúdos já produzidos tende a melhorar a estratégia como um todo e é uma prática muito valorizada pelo Google.
Na pesquisa analisada, 65% das empresas que tiveram bons resultados em marketing de conteúdo conduziram essas auditorias mais de duas vezes por ano.
3. Manual de tom de voz
Definir o tom de voz da marca é imprescindível para desenvolver materiais melhores, mais alinhados e que conversem entre si. Um manual como esse é importante, pois apresenta a persona da empresa, como ela se comunica, qual é o vocabulário, que mensagem ela quer transmitir e qual é a forma de comunicação específica da organização.
Segundo a pesquisa da SEMrush, 78% dos textos com posicionamento alto mantinham um tom de voz consistente.
4. Conteúdo do tipo “guia” e “como fazer”
Por fim, mas não menos importante, os tipos de conteúdo que fazem mais sucesso — ainda de acordo com o estudo — são:
- textos de “guia” — recebem 3 vezes mais tráfego orgânico;
- artigos sobre “como fazer” — recebem 1,5 vezes mais tráfego orgânico.
Esses tutoriais e orientações de como as pessoas podem fazer ou escolher alguma coisa geram mais acessos e um grande potencial para os sites. Por exemplo: “Guia de como escolher um smartphone ideal para você” seria um conteúdo que geraria mais tráfego.
Ou então, como um exemplo próprio, que temos no Mestre Academy o “Como implementar o Google Analytics 4”, que ajuda a resolver uma dor da nossa audiência, é algo que se conecta diretamente com o que estão procurando e traz uma solução prática.
Aproveite e assista ao vídeo!
Portanto, entenda quais são as dificuldades do seu público e transforme isso em conteúdos de guia e como fazer. Geralmente, esse tipo de material é de topo de funil, mas pode ser adaptado também para meio.
Lembrando que é sempre válido verificar com base em dados o que se aplica ao seu negócio. Afinal, pode ser que analisando o Google Analytics, o seu site tenha mais tráfego em conteúdos de lista, por exemplo, ao invés de guias. Se for o caso, aposte mais neles — ou em qualquer outro tipo que traga mais resultados para a sua empresa.
Aplicando esses quatro pontos, as chances de suas páginas gerarem resultado em marketing de conteúdo é muito maior.
Quer aprender mais sobre marketing de conteúdo? Então assine o Mestre Academy Pro e tenha acesso a aulas completas sobre o assunto e aprenda o passo a passo para desenvolver os melhores artigos e estratégias para atrair, nutrir e converter mais leads por meio do conteúdo.