X

Construtores de Site Atrapalham o SEO das Páginas?

Os construtores de site ajudam as pessoas a criarem páginas de uma maneira prática, fácil e rápida. Eles permitem que até mesmo quem não entende de HTML e programação consiga desenvolver a parte estética e visual. 

 

Apesar dessa facilidade, essas ferramentas de construção podem deixar o site mais lento e mais pesado, por incluir uma maior quantidade de códigos que uma criação “manual” normalmente não precisaria.

 

Continue lendo o artigo para entender mais sobre o tema e veja alguns fatores de SEO que ajudam a manter a boa performance de um site.

 

O que são construtores de site?

Os construtores de site são ferramentas que ajudam a criar as páginas, principalmente na parte visual. Com eles basta clicar e arrastar elementos para criar a página, escolher imagens, colocar na posição que desejar, ajustar o tamanho, título, texto, adicionar uma lista, um vídeo e qualquer outro tipo de elemento que pode ser acrescentado.

 

Alguns dos principais construtores de site são: 

  • Elementor;
  • WordPress;
  • Wix;
  • LeadLovers;
  • RD Station.

 

Do ponto de vista de criação, eles são muito importantes, pois são bem práticos. Para usar, a pessoa não precisa saber de código para desenvolver a parte visual do endereço eletrônico.  Entretanto, o lado negativo da história é que provavelmente para funcionar bem, os construtores adicionam muito código no HTML e isso pode:

 

  • influenciar a performance da página na questão de SEO;
  • deixar o site mais pesado e lento.

 

Fatores importantes para o SEO para manter a performance

 

Para evitar que seu site fique pesado demais e lento, prejudicando sua performance e a experiência do usuário, atente-se para os fatores a seguir:

 

Otimização on page

 

É muito importante priorizar as páginas principais do seu site. Ou seja, aquelas que são de conversão – como landing pages e formulários de captação de leads – , que contém as informações mais relevantes. Dedique mais esforços na otimização delas primeiro e o que for mais secundário, você pode ir ajustando ao longo do tempo. 

 

Faça o trabalho mais completo possível e otimize fatores como:

  • título (heading tags);
  • tamanho de imagens;
  • alt text pertinente;
  • confere as heading tags;
  • meta descrição;
  • conteúdo textual em si.

 

Tempo de carregamento do site

 

O tempo de carregamento é fundamental. Seu site precisa ter uma velocidade alta de entrega de conteúdo e renderização das páginas.  Ou seja, todos os elementos dela precisam carregar e abrir rapidamente, em poucos segundos para o usuário não precisar ficar esperando. 

 

Existem algumas ferramentas muito úteis que podem te ajudar a identificar o que você precisa corrigir no site para melhorar a velocidade, como:

 

  • Pagespeed Insights;
  • Google Lighthouse.

 

Dados estruturados

 

Os dados estruturados ajudam o Google a entender a sua página e a entregar as melhores informações possíveis nos resultados de buscas. Se eles estiverem realmente bem planejados, isso vai ajudar a aumentar o volume de tráfego que você recebe.

 

Linkagem interna

 

Sempre utilize links internos nos conteúdos do seu site, apontando os que estão relacionados e que vão ajudar a pessoa a entender mais sobre o assunto. 

 

Mas cuidado para não exagerar! O Google pode diminuir a prioridade de indexação da página se identificar que há links em excesso que não agregam muito valor. Isso acontece, principalmente, quando um texto está em várias categorias diferentes. Ou seja, o mesmo conteúdo, mas em URLs distintas. 

 

Para saber mais sobre os fatores de SEO que ajudam a otimização e performance do seu site, assista a live realizada no canal do Mestre Academy no Youtube:

 

 

Continue lendo os artigos do Mestre Academy para aprender mais sobre SEO e entenda como fazer a análise de usabilidade e criação de páginas eficientes,

 

Ajude a levar para mais pessoas, compartilhe:
Frank Marcel:
Related Post