O blog é um canal muito importante dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo porque ele visa tanto alcançar novos públicos e nutrir os leads quanto legitimar a marca por meio da informação de qualidade.
Quando falamos do alcance de novos públicos, para que isso seja possível é preciso que, além de interessantes para o leitor, os artigos sejam otimizados para SEO, de maneira a atrair os olhares do algoritmo dos mecanismos de busca e ranqueie entre as primeiras posições.
Dentro dessa estratégia, para além da redação de novos artigos é válido trabalhar, também, com a otimização de conteúdos antigos. Leia esse texto para entender mais sobre o assunto.
Conteúdo novo X Conteúdo Existente
Sabemos que o tempo é escasso no dia a dia de trabalho e, portanto, é muito importante rever constantemente as estratégias para ocupar as horas com tarefas que trarão mais resultados.
No caso de um blog, existem duas formas possíveis de criar que podem caminhar muito bem juntas: a publicação de artigos novos ou a otimização de conteúdos antigos.
Publicar um artigo inédito significa aproveitar novas oportunidades e assuntos que ainda não foram explorados naquele blog, visando o posicionamento em novas palavras-chave e a chance de atrair novos públicos. Além disso, um blog que é constantemente atualizado com novos textos chama a atenção do Google, que percebe essa frequência e fica de olho — o que ajuda na conquista de melhores posicionamentos (se o material for relevante, é claro).
E falando em relevância, não dá para descartar que o trabalho com um blog é de médio e longo prazo. Um artigo até pode começar a ocupar as primeiras páginas do Google de um dia para o outro, mas é mais raro: o comum é que o Google perceba ele um tempo depois, enquanto todo o conjunto de artigos faz com que a autoridade desse blog aumente.
Otimizar um texto antigo, por sua vez, é reaver um conteúdo que já foi publicado, adicionando novas informações e burilando as práticas de SEO utilizadas, para que ele fique ainda mais adequado aos olhos do algoritmo.
Quais são os benefícios da otimização de conteúdos antigos
O processo de otimização de conteúdos antigos visa melhorar o que já está bom, em termos de atualização dos artigos com novas informações, mas também em chamar novamente a atenção do Google para algo que já existe.
Quando estiver fazendo sua varredura em busca dos melhores conteúdos para cada palavra-chave e esbarrar em um texto que já existia mas foi otimizado, o Google leva em consideração tanto a autoridade prévia daquela URL quanto o fato de que ela foi aperfeiçoada — o que ajuda os algoritmos a darem uma atenção especial para o texto.
Outro ganho muito relevante da otimização de conteúdos antigos está na economia de tempo: em geral, gasta-se menos horas para aperfeiçoar um texto existente do que para criar um novo, e trazer, igualmente, bons resultados.
Entenda mais sobre porque e como equilibrar suas estratégias de marketing de conteúdo entre a publicação de artigos inéditos e a otimização de materiais antigos assistindo ao vídeo no canal do Mestre Academy:
E se você se interessou pelo assunto e quer transformar os resultados da sua marca por meio de um blog, aproveite para ler também o nosso artigo sobre como produzir conteúdo para ter resultados.