X

SEO Local: 3 Fatores Principais do Algoritmo de Buscas Locais do Google

Você já deve ter feito pesquisas no Google que retornaram com resultados de negócios — prestadores de serviços, restaurantes, hotéis, etc — que estão mais próximos da região de onde você está pesquisando. Isso ocorre porque o buscador utiliza a sua localização (SEO Local) para priorizar os resultados para você. 

 

Nesse contexto, os três fatores mais relevantes que a plataforma utiliza para posicionar e classificar os resultados que vai mostrar. Continue lendo para saber mais!

 

Fatores importantes para o SEO Local nas pesquisas do Google

 

Confira abaixo alguns elementos que os algoritmos do Google consideram para exibir um resultado de empresas locais.

 

1. Relevância

 

A relevância tem a ver com o quanto a pesquisa que a pessoa fez combina com o site e a empresa em questão. Por isso, é interessante que o nome da organização que está cadastrado no Google Maps e Google Meu Negócio tenha o nome do serviço que oferece. Por exemplo,  “restaurante + nome dele.” Não é uma necessidade, mas é um ponto bem relevante de ter.

 

Além disso, a relevância também envolve quão completo está o perfil da empresa no google meu negócio, endereço validado, telefone, fotos, todos os dados que são permitidos incluir na plataforma. 

 

2. Distância

 

Outro elemento é a distância,  ou seja, quão próximo da pessoa que está pesquisando os negócios estão localizados.  

 

Quando é próximo da pessoa, a empresa que estiver mais próximo vai ter uma relevância bem maior. O elemento da proximidade é um fator muito importante para aparecer nos resultados locais. 

Por outro lado, ao pesquisar algo que está distante, por exemplo: quando você pesquisa algo sobre outra cidade que você vai visitar, nesse caso, a distância passa a não ser tão relevante assim. 

 

3. Destaque (Proeminência)

 

Este fator está relacionado à proeminência que o negócio tem, ou seja, ao quanto o local pesquisado tem credibilidade, confiabilidade, autoridade. Não necessariamente precisa ser uma empresa, pode ser um museu, por exemplo.  Principalmente se estivermos falando de uma organização offline. 

 

Nessa situação, o Google utiliza outros elementos que ele possa conhecer para determinar a proeminência dos lugares referentes à pesquisa feita para colocar a ordenação final nos resultados de busca local. 

 

Já para os métodos online, diversos elementos contam com o destaque, considerando as linkagens que o negócio recebe, a quantidade de notas altas de reviews e a sua visibilidade em resultados orgânicos. Ter esse site bem otimizado, com as boas práticas de SEO também ajudará a levar o resultado do negócio para cima. 

 

O Google diz que não há como pagar para aparecer nas melhores posições dos resultados de busca local. Realmente, fica a cargo dos fatores e elementos de destaque — exceto  a veiculação de anúncios pelo Google Ads. 

 

Esses três conjuntos maiores — a relevância, a distância e a proeminência — que determinam a direção do algoritmo do Google que fazem a classificação de resultados para busca local. 

 

É bem importante ter esses pontos bem afinados para que seu resultado local tenha uma chance maior de estar entre os primeiros resultados locais ou quando a  pesquisa é feita diretamente no Google Maps. 

 

Continue lendo os artigos do Mestre Academy para aprender mais sobre SEO e conheça a ferramenta do Google Search Console!

 

Ajude a levar para mais pessoas, compartilhe:
Frank Marcel:
Related Post