Será que toda marca precisa ser trabalhada no tráfego pago? Como ela se envolve no mundo das conversões, dos cliques e da performance desse tipo de anúncio?
Essas são perguntas pertinentes independentemente da sua escolha por fazer uma campanha ou qualquer outro direcionamento para gerar tráfego para o seu site. Isso inclui pesquisas pela marca ou anúncios que a exibam, uma vez que essas alternativas também exploram sua imagem, mesmo que não foquem nela.
Para saber mais sobre a necessidade de trabalhar a marca no tráfego pago ou não, continue a leitura deste artigo!
Como mensurar a influência no tráfego pago no reconhecimento de uma marca?
Para calcular os resultados do tráfego pago, sugiro pensarmos na incrementalidade de uma campanha, que pode ser de branding ou mais generalista.
Antes mesmo de colocar uma série de anúncios no ar, é recomendado consultar, no Google Analytics, a média de conversões por semana. Vamos supor que esse número seja 50.
Após a ativação da campanha, então, é preciso analisar novamente o número de conversões semanais. Caso ele tenha se mantido, ou seja, permanecido em 50, e que metade dele esteja sendo atribuída ao tráfego pago, isso significa que não houve incremento.
Agora, vamos supor que o número de conversões tenha aumentado, com média semanal chegando a 60, 200. Por meio do Google Analytics, é possível analisar quantas foram conquistadas pelo anúncio pago, atestando sua incrementalidade.
Qual é a taxa de clique em anúncio pagos?
Segundo dados do Google ADS, aproximadamente 33% das pessoas clicam em um resultado de busca paga, o que, por si só, justifica o investimento neste tipo de anúncio. Isso se reforça especialmente quando um site não tem um bom posicionamento orgânico, o que também pode ser melhorado ao trabalhar SEO e Search Ads juntos.
Também é importante ter em mente que, mesmo quando há um bom posicionamento orgânico mas o site não aparece entre os dois ou três primeiros resultados, o anúncio fará com que a marca apareça no topo da página, antes dos resultados orgânicos.
Em outras palavras, trabalhar sua marca no tráfego pago pode alcançar 33% a mais daquelas pessoas que buscam por informações no Google.
Leia também: Recursos Que Você Precisa Usar No Google Analytics
Qual é a relação entre o reconhecimento da marca e o número de cliques em um anúncio de tráfego pago?
Aproximadamente 26% das pessoas afirmam que clicam em anúncios pagos quando reconhecem a marca, ou seja, quando já conhecem a empresa.
Sendo assim, por mais que sua campanha não envolva termos relacionados ao nome da empresa, o fato de citá-la no título do anúncio ou usar sua logomarca nas imagens aumenta as chances de receber cliques.
Em relação aos anúncios para buscas no YouTube, esse número chega a 33%, o que justifica o investimento no posicionamento na plataforma.
Leia também: Conheça os Principais Recursos do Google Analytics Para Usar em Todas as Suas Análises
Como os anúncios interferem na lembrança de marca?
Os anúncios aumentam a lembrança de marca em 80%! Sendo assim, quando aqueles que são previstos em uma campanha têm o nome da sua empresa ou sua logomarca explícita em algum ponto, a branding awareness aumenta em 80%.
Isso vale para anúncios em texto, para aqueles via display ou, ainda, nas redes sociais, desde que contenha sua marca.
Esses fatores também aumentam a probabilidade de conversão com retargeting ou remarketing, que chega a 70% de chances de conversão. Isso quer dizer que quem conhece a sua empresa provavelmente passou pelo seu site e vai se lembrar da sua marca quando tiver contato com o seu anúncio.
Além disso, há mais 155% de chance de uma pessoa buscar pela sua marca após ver um anúncio, por mais que não clique nele. Sendo assim, uma campanha de tráfego pago pode aumentar a busca orgânica pela sua empresa, produto ou serviço.
Agora que você já sabe que, sim, é preciso trabalhar a marca no tráfego pago, confira três métricas do Google Analytics para monitorar seus resultados no marketing!
Está procurando por uma plataforma para aprender mais sobre SEO, Copywriting, Inbound Marketing, Ads e Google Analytics, bem como as Mentorias de Gestão e Vendas? Então faça sua matrícula no Mestre Academy e encontre todas essas informações em um só lugar!