O uso do Google Analytics para afiliados é fundamental para quem trabalha com venda de produtos, infoprodutos e serviços na internet. A venda de cursos pelo Hotmart ou qualquer outra ferramenta do tipo, conta com esse formato de divulgação e vendas, que gera mais lucro tanto para os produtores do conteúdo quanto para os vendedores.
Saiba como analisar o tráfego e aumentar seus resultados por meio dos relatórios do GA. Leia a seguir!
Como funciona o sistema de afiliados?
Os afiliados são as pessoas que divulgam os produtos e serviços de outras na internet e, em troca, recebem uma comissão por cada venda realizada que for originada de alguma de suas divulgações.
Por exemplo, quando um afiliado da Amazon publica um vídeo no Youtube sobre determinado assunto e convida o público para comprar um produto na loja online por meio de seu link,ele receberá uma parte do valor do item quando as pessoas fecharem a compra..
Esse sistema se tornou muito popular e gera grandes oportunidades de lucro por meio do marketing digital. Além da Amazon, várias outras empresas e produtores de conteúdo fazem parte disso. Inclusive as que são voltadas para infoprodutores, como a Hotmart.
Como analisar o Google Analytics para afiliados?
Para aumentar as vendas e receber cada vez mais com esse sistema é necessário o uso do Google Analytics para afiliados. Analisar os resultados no GA vai permitir que a pessoa que está vendendo tome decisões mais acertadas para gerar cada vez mais conversões.
Monitorar o seu próprio site
Um primeiro ponto é monitorar o seu próprio site corretamente — se você tiver um, claro.
Faça todo o trackeamento dele, monitore se você faz a captura de leads para sua própria base, na qual você vai “conversar” primeiro para depois indicar o produto. Faça todas as configurações do Google Analytics, se você tem mais de um domínio faça o cross-domain e faça o acompanhamento da maneira mais correta possível para saber:
- por onde as pessoas chegam até o seu site;
- quais páginas elas navegam;
- se tem pontos de contato e conversões;
- entre outras informações.
Monitore cliques e formulários que levem ao produtor
Se você tem links em seu site que apontam para o domínio principal onde o produto está disponível para compra ou formulários que levam o lead diretamente para a base do produtor em si, monitore também os cliques que geram esses eventos e conversões.
Por exemplo, quantos clicaram no link que leva direto para o checkout para que você tenha as informações de origem de tráfego (orgânico e pago) e dos conteúdos. É possível saber, também, quais formulários são os mais preenchidos e de uma forma geral, qual o caminho que os leads mais fazem até gerarem uma compra.
Utilize UTMs nos links para o produto
Outro elemento importante de monitorar no Google Analytics para afiliados é a utilização dos parâmetros de UTMs nos seus links para que seu tráfego seja corretamente identificado quando chegue ao checkout, a página do produtor ou do produto em si.
É recomendado o uso do parâmetro UTM campaign content para fazer essa indicação de que está levando para o destino certo. Por exemplo, se você fosse um afiliado do Mestre Academy, por meio desse elemento seria possível identificar por qual banner, link, formulário, etc, vieram os leads que converteram na plataforma por meio das suas campanhas.
Afinal, é a parte mais fundamental do programa de afiliados, o produtor (ou a empresa) saber que o tráfego qualificado veio dos seus esforços.
Quer saber mais sobre Google Analytics para afiliados? Então assista ao vídeo completo no canal do Mestre Academy no Youtube.