Monitorar as métricas do seu negócio é muito importante, certo? Afinal, a partir delas se torna possível tomar decisões mais precisas, assim como observar pontos de melhoria. E, quem vem observando as conversões no Analytics 4 em conjunto com os dados do Universal, deve ter reparado uma flutuação significativa nos números entre as duas plataformas, certo?
Continue a leitura para entender o que pode estar causando isso!
Conversões no Analytics 4 — será que elas estão certas?
Ao observar um relatório de conversões no Analytics 4, é provável que fique desconfiado em relação ao volume delas e outros eventos como page views, leads e monitoramento de vídeo assistido. Afinal, em alguns casos, esses números estão muito baixos.
Assim, antes de mais nada, é preciso checar se elas estão corretas e a forma mais fácil de fazer isso é acessando a aba de “engajamento —> conversões”. Ali é importante observar se o “certinho”, que fica logo ao lado do título do relatório, está verde. Isso significa que seu gráfico é inteiramente baseado em dados.
No entanto, caso verifique esse ponto e ainda assim observe mais conversões em seus demais monitoramentos, uma boa dica é: criar relatórios de conversão pelo “Explore” do Analytics 4. Ali será possível ver novos eventos.
Tenha em mente que algumas informações podem não estar sendo exibidas em função de estarem relacionadas a métricas de usuário. O relatório desaparece com os números de conversão mais baixos, que estão relacionados às pessoas.
Isso ocorre porque foi aplicado um limite em termos dos dados que estão sendo mostrados. O Analytics realiza essa operação quando não existe um mínimo de dados alcançado para que seja possível despersonalizar os indivíduos.
A ferramenta está muito mais agressiva na busca pela não exposição das pessoas, assim, qualquer evento dentro do seu site que não tiver um volume significativo será eliminado dos relatórios para que não seja possível identificar o usuário.
Como fazer com que as conversões apareçam no Analytics 4?
O que é possível fazer para driblar essa configuração da plataforma é criar um relatório similar e evitar métricas relacionadas aos indivíduos como:
- eventos por usuário;
- compra por usuário;
- engajamento por usuário;
- etc.
Outra sugestão é ampliar o período de tempo. Com um agregado maior, provavelmente será possível verificar os dados de conversão no Analytics 4. Lembre-se que para baixo de 20, 50 ou 100 eventos, vale ampliar o período para puxar as ocorrências totais.
Continue lendo os artigos do Mestre Academy para aprender mais sobre geração de relatórios e acompanhamento de métricas. Para isso, veja como usar os painéis no Google Analytics para ser mais preciso nas análises que você irá fazer!