É fácil pausar uma campanha, mas nem sempre é o mais produtivo
O Google AdWords é uma ferramenta extremamente fácil de usar. Em alguns pontos, até fácil demais: Criar uma nova campanha; Pausar uma campanha que não teve os resultados esperados.
A questão é que o AdWords é cheio de variáveis e parâmetros de ajuste, e ainda é dependente do comportamento das pessoas nas pesquisas, quando o foco é o anúncio nos resultados de busca.
Então, uma performance não satisfatória de uma campanha não significa diretamente que a campanha tem falhas e precisa ser pausada, especialmente no caso de campanhas novas.
Em outro vídeo da Academia, eu já mostrei que a análise de novas campanhas no AdWords, ou seja, campanhas em início de veiculação, é diferente de uma campanha já um pouco mais madura.
A campanha nova precisa ganhar mais tempo de veiculação para que o AdWords tenha volume de dados suficiente para começar a entregar os anúncios de forma mais eficiente, tanto em público-alvo, quanto em custo.
Isso vai acabar custando um pouco, mas é necessário ter paciência em muitos casos.
Logo depois de sobreviver a essa fase inicial e entrar no workflow da gestão de campanhas de AdWords, ainda assim você vai acabar se deparando com campanhas de performance mais baixa e o primeiro reflexo vai ser pausá-las e começar algo novo para substituir.
Embora pareça a decisão mais inteligente e rápida, ela tem grandes chances de ser a decisão errada também. Você corre o risco de desenhar uma campanha parecida e que vai esbarrar nas mesmas falhas e continuar com a performance baixa.
Por outro lado, você pode fazer exatamente o oposto e, em vez de pausar e recomeçar, pode trabalhar otimização das campanhas, entrando nos detalhes de cada uma para decidir o que realmente está dando errado, e o que pode continuar.
Lembre-se que são vários fatores e configurações no Google Ads: Palavras-chave; Grupos de anúncio; Listas de remarketing e por aí vai.
Novamente: são vários os parâmetros que o AdWords disponibiliza para configuração, e ainda outros exclusivos do próprio sistema para tentar entregar a campanha para as pessoas certas.
Antes de pausar uma campanha no AdWords, revise pelo menos os 5 recursos mostrados no vídeo exclusivo para Assinantes da Academia de Marketing Digital:
Claro, você pode pausar e recomeçar. Porém, pelo menos 1 vez poderá ser melhor aprender a otimizar campanhas no AdWords e recuperar o ROI.
Se você já criou novas campanhas diversas vezes para o mesmo fim (produto, serviço, leads …) e nenhuma vez a performance se mostrou significativamente melhor, com os resultados que você esperava, pode ser hora de mudar.
Assista e aproveite também a dica bônus que ninguém está te explicando como fazer.
Se ainda não assinou a Academia, aproveite agora: Clique, assine e assista!