Você sabe como tirar o máximo proveito da combinação entre Analytics e SEO? Esse universo oferece muitas oportunidades para melhorar os resultados do seu site, especialmente no que se refere à busca orgânica.

Essas chances podem ser aproveitadas mesmo que você não tenha uma estratégia específica para SEO. Afinal, o Google está, a todo momento, indexando seu site e colocando suas páginas à disposição dos visitantes nos resultados de busca.

Em outras palavras, à medida que as pessoas encontram seu site e navegam por suas páginas, há melhora dos resultados orgânicos mesmo que você não tenha desenvolvido um trabalho específico de SEO.

Por isso, acompanhe este artigo para saber como descobrir e aproveitar oportunidades de Analytics e SEO!

Multicanal

O primeiro aspecto que pode ser observado no Google Analytics é o multicanal – e isso é bastante frisado no curso sobre o assunto no Mestre Academy Pro. Essa análise é importante por permitir um acompanhamento de como os canais como um todo interagem entre si.

Ao avaliar a colaboração entre os canais, é possível potencializar o resultado de cada um. Para isso, é preciso ir além da análise das conversões finalizadas, considerando aqueles processos que não foram concluídos pelo site em si. Sendo assim, temos dois exemplos de caminhos possíveis:

  • Pesquisa no Google > Acessa o site > Converte;
  • Pesquisa no Google > Acessa o site > Se inscreve na base de e-mails > Recebe um excelente e-mail > Converte.

Esses dois caminhos, como podemos observar, começam e terminam com os mesmos pontos: pesquisa no Google e conversão. De qualquer maneira, os canais participaram do contexto da venda.

Nesse sentido, há uma potencialização de oportunidades de SEO para outros canais. Pode-se, então, trabalhar com dimensões secundárias, como a página de entrada.

Ads e outros canais para SEO

O Analytics também oferece meios para incrementar os resultados das principais técnicas de SEO observando, de forma direta, as consequências das ações de tráfego pago.

Isso é ainda mais importante se a ferramenta utilizada para este investimento for a do Google, já que a pesquisa no buscador permite a aquisição de dados precisos, com o uso da inteligência do próprio Google.

Outro canal interessante a ser observado é o tráfego de referência no Google Analytics, que pode dar insights para a criação de estratégias de link building. Sendo assim, sites que já estejam fazendo referência à sua página irão aparecer nos relatórios do Google Analytics.

As redes sociais também são uma maneira de expandir os trabalhos de SEO. Para isso, é preciso analisar quais conteúdos fazem com que as pessoas saiam da rede social em questão e acessem seu site.

Esses conteúdos são muito valiosos porque dificilmente saímos das redes sociais para ir para um site. Nossa tendência é consumir os conteúdos no próprio Instagram ou Facebook. Quando saímos, é porque reconhecemos um grande valor naquela página.

Leia também: SEM — Como Ganhar com SEO e Search Ads Juntos

 Resultados de SEO para outros canais

O SEO também pode ser direcionado para outros canais, como as redes sociais. Nesses casos, é importante observar quais conteúdos têm um CTR mais alto na busca orgânica.

Vamos considerar o Google. Qual termo é pesquisado no buscador e faz com que o visitante chegue à sua página? A palavra buscada pode vir a ser trabalhada em um conteúdo para alguma rede social.

SEO para SEO, Google Search Console

O Google Search Console tem uma integração com o Google Analytics para que os resultados do primeiro possam ser observados diretamente pelo segundo. 

Sendo assim, é possível analisar:

  • cliques;
  • CTR;
  • posicionamento médio de uma página;
  • número de sessões;
  • taxa de engajamento;
  • demais métricas de eventos.

A combinação e a análise do conjunto completo melhora a avaliação de performance e permite entender o que faz com que algumas tenham resultados melhores que outras.

Leia também: Google Search Console: A Ferramenta para SEO

SEO por SEO

Observar a própria aquisição de tráfego orgânico, principalmente pelo Google, requer a análise das páginas nas primeiras posições do buscador e daquelas que têm as melhores taxas de cliques e retenção.

Não basta apenas focar em números absolutos, como as páginas que têm mais sessões, mais usuários ou mais conversões. É preciso avaliar os números relacionados ao comportamento dos visitantes para propor correções ou ajustes.

Páginas com taxa de engajamento alta que apresentam menos acessos podem receber correções para se tornarem mais atrativas e obterem ranqueamentos melhores.

Leia também: SEO — 4 Ações Práticas para Ter Mais Tráfego Orgânico no Site

Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre Analytics, SEO, Copywriting, Inbound Marketing e Ads, o Mestre Academy Pro é a plataforma certa para expandir seus conhecimentos. Faça sua matrícula e garanta também o acesso às Mentorias de Gestão e Vendas em um só lugar!

Ajude a levar para mais pessoas, compartilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published.